Bem-vindo ao Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva
Mostra de trabalhos do Clube de Robótica
Decorreu nos dias 5 e 6 de maio, na EBS Dr. Ferreira da Silva e na EB Comendador Ângelo Azevedo, respetivamente, uma Mostra de trabalhos desenvolvidos no âmbito do Clube de Robótica, dirigida aos alunos e alunas do 5.º ao 8.º ano do Agrupamento de Escolas.
Os discentes que integram o Clube de Robótica tiveram a oportunidade de partilhar com os seus colegas o resultado do trabalho e empenho dedicados ao longo dos quatro anos de existência do Clube. Apresentaram, com entusiasmo, os seus projetos e demonstraram o funcionamento dos dispositivos construídos.
A iniciativa foi recebida com grande interesse por parte dos discentes e docentes que visitaram a Mostra, refletindo-se num balanço extremamente positivo da atividade.
Aula do Visível - Fundação Ilídio Pinho
No âmbito do Plano Cultural de Escola, no dia 30 de abril, os/as alunos/as que frequentam os projetos Plano Nacional das Artes, Eco Escola e Proteção Civil, e os discentes do 10.º ano, 11.º ano e 12.º ano de Artes Visuais e de Línguas e Humanidades realizaram uma saída de campo à exposição “Aula do Visível”, com obras da Coleção Ilídio Pinho, patente no edifício Abel Salazar da Universidade do Porto.
Os/as alunos/as tiveram a oportunidade de assistirem a uma aula orientada de História da Arte Moderna e Arte Contemporânea Portuguesa. Observaram e refletiram sobre a evolução da arte portuguesa. Analisaram mais de 120 obras de pintura, desenho, escultura e fotografia, desde 1880 até 2024, de artistas, como Vieira da Silva, Amadeo de Souza Cardoso, Maria Beatriz, Paula Rego, Helena Almeida, Júlio Pomar, Rui Sanches e André Cepeda.
Também foram conhecer o Laboratório Ferreira da Silva, nosso patrono, e observar o local onde foi escrita a obra Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, a antiga Cadeia da Relação do Porto, atual Centro Português de Fotografia.
Ao longo da viagem de retorno à escola, os/as alunos/as manifestaram interesse sobre a exposição, espaços e edifícios, questionando e refletindo sobre a aula de campo. O comportamento foi exemplar.
Contratação de Docentes - Aviso de abertura
Horário n.º 48 (GR_430)
De acordo com o disposto no art.º 39.º do Dec-Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio, divulga-se nesta data a oferta de contratação de escola deste Agrupamento de Escolas para o horário n.º 48 do grupo de recrutamento 430.
Ecobicicletas
"A cultura é o sal da democracia"
No dia 24 de abril, depois de um encontro entre gerações promovido, na nossa escola, pelo grupo coral Activida, do concelho de Oliveira de Azeméis, no qual se prestou um tributo às canções de intervenção de Zeca Afonso e se partilharam testemunhos do que foi viver e sobreviver ao Estado Novo, os alunos do 12.º Ano realizaram uma saída de campo que foi ao encontro da frase de Mário Soares: “A cultura é o sal da democracia”. Assim, no âmbito do desafio da Rede de Bibliotecas Escolares que apoia a Fundação Mário Soares e Maria Barroso na comemoração do Centenário do nascimento de Mário Soares, que decorre entre 7 de dezembro de 2024 e 7 de dezembro de 2025 e numa articulação dos currículos das disciplinas de Português e de História A com a Estratégia de Educação para a Cidadania, a Biblioteca Escolar promoveu uma visita de estudo à Casa-Museu de Serralves e ao Teatro Nacional S. João, no Porto, com o intuito de reforçar o diálogo da escola com as artes, a cultura e os museus, flexibilizando o currículo e promovendo novas práticas pedagógicas. Uma experiência única e enriquecedora, que permitiu refletir sobre os Direitos Humanos, o quanto é importante estar atento e participar na vida política e, neste processo, o papel relevante que têm os livros, a arte e a cultura. E foi à luz deste pensamento que os nossos alunos foram ao Teatro Nacional S. João, assistir à peça de teatro “Hamlet”. Um espetáculo de 3 horas que nos transportou até à época renascentista e até ao Humanismo, época do “nosso” Luís de Camões. Um momento cuja chama consumiu 3 horas e que deliciou a plateia com a excelência e resiliência dos atores e com as múltiplas reflexões em torno do “Ser ou não Ser”, tendo como temáticas não somente as relações familiares incestuosas, mas também a traição, a corrupção, a ética.
Muitos foram os pensamentos: nada é simples; tudo é questionável; como decidir entre o agir e o não agir, como procurar a verdade na dicotomia entre a vida e a morte, entre a traição e a fidelidade, entre o amor e o ódio, entre a vingança e o perdão, entre a razão e a loucura? Reflexões que nos levam ao encontro das palavras que regem os livros um dia depois do Dia do livro, dia 23 de abril, dia da morte de Miguel Cervantes e de William Shakespeare, no ano de 1616.
Celebração do 25 de abril de 1974 com o Activida: um encontro entre gerações
No dia 24 de abril, de modo a celebrar o 25 de abril de 1974, o grupo coral Activida, do concelho de Oliveira de Azeméis, promoveu, no Agrupamento de escolas, um encontro entre gerações, com um singular tributo às canções de intervenção de Zeca Afonso: "Vampiros"; "Vejam bem"; "Grândola", entre outras. Este tributo foi ainda enriquecido com uma partilha emocionada de testemunhos sobre o que foi viver e sobreviver ao Estado Novo, em particular, sobre a experiência de combater numa guerra que não se compreendia e de ser obrigado a emigrar a salto e/ou a exilar-se. Um encontro, que contou, igualmente, com o contributo dos nossos alunos do 9.º Ano, na Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, e do 12.º Ano, na Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, que recitaram poemas de Manuel Alegre.
Ler mais: Celebração do 25 de abril de 1974 com o Activida: um encontro entre gerações